quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Ilusão de óptica, Ilusão vital

Tenho planos de ir à rua. Sim, caminhar, ver pessoas, turistas (que também são pessoas, mas diferentes) e (quem sabe?) me surpreender. É engraçado como vivemos esperando por uma surpresa. Mas ora, para que hajam surpresas não é preciso desatenção? Quero dizer, como alguém atento, à espera, à espreita... pode ser acometido pela graça rasteira de uma surpresa? Nonsense.

Sim, vou caminhar na rua, daqui a pouco. Antes, continuarei escrevendo isso, como quem escreve pra matar o tempo: a quem não tem o que fazer resta matar o que não existe. No entanto (repito muito esse advérbio adversativo, em outros momentos. nesse texto, é a primeira e última vez), o tempo é mesmo uma convenção necessária – ao menos tem sido desde quando o inventamos: quem inventou o tempo não tinha o que fazer e estava a procura de algo para matar o tempo? (fica para tarefa de casa refletir sobre).

A verdade é que enquanto arquiteto planos de ir à rua, o tempo (que não existe) passa, no relógio do canto inferior direito dessa tela à minha frente, nos relógios dos pulsos de bilhões de pessoas que se preocupam com o tempo mais do que as pessoas que não têm relógios de pulso. Não tenho um relógio de pulso, por isso, quando sem celular, não tenho nada mais que indique a hora preso a meu corpo – sou mesmo um vagabundo: meu pai não discorda.

Mas e a rua, como andará a rua lá fora? Sob os pés apertados (pelos calçados) das pessoas (turistas e tudo mais)? Ou a rua anda parada ultimamente? Não, parada não, é verão, ela anda mesmo muito movimentada, o pessoal que cuida dos carros aumentou consideravelmente seu faturamento – mais pessoas têm carros. É isso, a rua não está parada ou andando sob pés... mas sim sob rodas. Quem tem tempo para ir a pé à lua? Tempo é dinheiro. Tempo não existe. Vou caminhar até a lua, ela está crescendo – ilusão de óptica, ilusão vital.

2 comentários:

Anônimo disse...

Citar "hoje eu quero sair só" seria sim muito cretino da minha parte. Você realmente me pegou dizendo que as surpresas não acontecem pra quem já as espera. Eu tenho sim esperando demais. Como disse antes, forças maiores me fazem ter vontade de sair de casa. Então, seja o que os deuses quiserem e eu escolher.

te vejo na rua Thi.
quero-te bem.

Erika disse...

Caminhe ate a lua, ela anda bonita esses dias. O que me lembra certos passeios a beira mar, barquinhos , e olhos verdes olhando.
Me lembra empada também. Não sei direito porque.
Acho mesmo que vc deve sair e ver turistas, ainda mais se os turistas vierem de perto...

beijoouçaengenheiros.